terça-feira, 6 de agosto de 2013

A Difícil missão da Preguiça



É tão dificil. Agradar todo mundo. Fazer o que é certo. Atirar a primeira pedra. Tomar coragem. Ser o primeiro. Estudar, ler, pensar... dificultar. É difícil dificultar. É necessário muita ousadia, pois nem todos são capazes de fazer o mais difícil. Mas muitos são, e não fazem. Mas por que? Tudo fica tão bonito quando dificultado. Aquele lançamento longo que cai no pé do atacante, aquela falta lá do meio da rua que o goleiro só fica olhando. Ai, como é difícil... mas não impossível. Acontece... como o passarinho que caga na nossa cabeça e nos faz pensar em como isso pode acontecer logo com você. Mas acontece... assim, re repente, relance... Acontece... Que azar! Então quando a falta é cobrada e o goleiro fica so admirando, tamanha beleza que tem o efeito, que o camisa 10 colocou na gorduchinha, pra ela entrar bem onde a coruja dorme, levando com ela o adjetivo de indefensável, é azar do goleiro? É sorte do cobrador? Escolha você, mas uma coisa é certa, é difícil. Vai que o passarinho que cagou na sua cabeça, calculou a velocidade do vento e a intensidade da sua passada, para que suas fezes atingissem seu nariz, com uma perfeição que faça você acreditar que seja algo natural...? Acontece! Sim, é uma questão de ponto de vista. Tudo é ponto de vista. Tudo é Relativo!
Mas voltando ao por que inicial... Como alguns são tão capazes e outros nem tanto? Como alguns conseguem atingir o difícil, e outros, ficam presos na caverna olhando as sombras, acreditando que aquilo seja a verdade única. Ouso dificultar e acreditar que para tal injustiça, há um culpado, um pecado! Mas quem sou eu para apontar meus dedos? Estava andando de um lado pra o outro em casa quando resolvi sentar a bunda na cadeira e escrever qualquer coisa que me venha à cabeça, e cá estou, botando a preguiça de lado e a mão na massa. E agora com os dedos sujos aponto para você. Que lê... e com certeza questiona tudo que lê. Que bom! Estranho seria se concordasse. Pois nada sou além de um moleque de 20 anos. Eu não acreditaria em mim se não fosse eu. Mas não escrevo para convencer ninguém de nada, escrevo para me ocupar, e pelo simples exercício da reflexão. O pensar, o questionar, o duvidar... 3 verbos essenciais para se chegar em algum lugar, minha/sua/nossa opinião.
A preguiça é um dos pecados capitais, junto com: outros seis que não lembro mas também são bem cabeludos. Mas a preguiça parece ser o principal. Pois para deixar de cometer os outros seis, deve-se tomar uma atitude contra(o “deixar de cometer”), e se se tem preguiça de tomar essa atitude, acaba-se cometendo todos os outros, visto que para não cometê-los seria necessário não ter preguiça, um mínimo esforço. E não se esforçar minimamente, para algo que você sabe que é o certo, ou obrigação, na minha singela e humilde opinião, é preguiça. Concordaremos que aqui trato a preguiça de uma forma muito generalizada. Tudo é preguiça e a preguiça está em tudo. Mas ao mesmo tempo que a condeno há essa posição de culpada por todos pecados capitais também a vejo como um sentimento flexível. Nem sempre é ruim ter preguiça, o problema é para que se tem. Preguiça de jogar futebol ou de correr na lagoa, tranquilo, desde que você não seja um obeso que precisa muito emagrecer. Preguiça de ler um dia, tranquilo, desde que você leia todos os dias. Preguiça de ir no sambódromo durante o carnaval, totalmente aceitável. Preguiça de transar, aí é meio estranho, algo deve mudar. Concluindo, a preguiça pode ser saudável dependendo do nível de exigência de cada um. Lembrando sempre que essa é minha opinião. Você está lendo porque quer, e se chegou até aqui, apesar da preguiça que sufoca nosso planeta...