quinta-feira, 12 de junho de 2008

Viajaaaaaaando...

Luís chegou em casa. Sentou na sua poltrona encostada na janela, que dava uma vista linda pro Cristo. Esticou o braço e pegou algo, que antes era uma folha de cinco pontas, enrolado em um papel. Acendeu. Ficou uns minutos pensando. Gritou:

- Isa! Cheguei!
- Oi amor! – Responde saindo do quarto também gritando, mas diminuindo o tom ao se aproximar mais.

- Deita aí no sofá amor, vou te contar umas paradas que eu to pensando.

Ela deita no sofá.

- Fala.
- Então, a gente ta aqui em casa né? Em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro. O Rio está dentro do estado do Rio de Janeiro, certo?
- Putz, que viagem em Luís. Você tem que parar de fu...
- Calma aí! – Interrompe Luís – Deixa eu terminar.
- Tá, vai. To escutando.
- Então, o Rio de Janeiro ta dentro do estado do Rio de Janeiro né? E o Rio de Janeiro, estado, ta dentro do Brasil. Brasil, ta dentro da América do Sul. Que se liga com a América do Norte, e é entre o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico. Agora, esse continente, a América do sul, está dentro do planeta Terra! Que gira em torno do sol e tal... E o planeta Terra está dentro do sistema solar. O sistema solar, está dentro dessa tal Via Láctea. – Dá uma bela tragada e continua – A Via Láctea, nossa galáxia, está dentro dessa parada muito grande que é o Universo. – Ao falar universo, aponta o dedo para o céu - Agora, a pergunta é, o Universo ta dentro de que? Você já parou pra pensar que derrepente, o nosso Universo pode ser um projeto de ciências de um moleque em outro mundo. Ou que pode ser uma bolinha de gude em outro mundo, outro universo, outra cidade, outro continente, outra galáxia. Tudo. E que também... – É interrompido
por um ronco – Amor? Você ta dormindo?

Isa ainda se encontra deitada no sofá, porém dormindo.

- Eu hein! Tá ficando com sono a toa. Você precisa parar de fumar hein Isa. Mas então Cristo, como eu ia dizendo...

Cristiano Sauma